quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DICAS DO BLOG: UAKTI OS MAGOS DA MÚSICA BRASILEIRA

Minas Gerais, um estado particular e único do Brasil. Central, no meio de tudo, com extremos, mas sem se definir. Um lugar onde a vida e a morte conversam todo o tempo sem se despedir. Terra de Milton Nascimento, de João Guimarães Rosa e do UAKTI, sem mar, mas com imensidão. Terra onde a liberdade foi esquartejada na Inconfidência Mineira de Tiradentes no século 18, mas permanece de corpo inteiro. O lugar onde a liberdade dura ainda que tardia. Enfim, o mistério.
Foi lá que nasceu o UAKTI e só poderia ser.
O UAKTI é um grupo intrigante, surgido em 1978 em Minas Gerais. É formado por Paulo Sérgio dos Santos, Décio de Souza Ramos Filho, Artur Andrés Ribeiro e Marco Antônio Guimarães, o idealizador e líder do grupo. Sua característica principal é utilizar instrumentos não-convencionais, fabricados pelos integrantes do grupo, principalmente por Marco Antônio Guimarães, com PVC, vidro, madeira, borracha e uma infinidade de materiais. Cabe dizer que não são instrumentos toscos, com som rústico ou primitivo. Ouvindo o disco, percebe-se que a construção deles passou por minuciosa pesquisa.
Deus inventou a humanidade, o UAKTI inventou o instrumento da música.
Não se pode entender o UAKTI sem se levar esse choque do totalmente Deus e totalmente Diabo, uma coisa que todo mineiro entende e aqueles que podem praticam.
O fim do mundo está no começo e o UAKTI é esse Verbo (Herbert de Sousa – Betinho)
Esse disco é uma coletânea, lançada nos Estados Unidos, que junta algumas músicas dos três primeiros discos da banda. Verdadeiramente um disco para ouvir e viajar
Lado A
1- Promessas do sol (Promisse of the sun) Milton Nascimento/Fernando Brant2- Água/Vidro (Water/Glass) Marco Antonio Guimarães3- As 7 tribos (The seven Tribes) Marco Antonio Guimarães4- O ovo da serpente (The serpent’s eggs) Marco Antonio Guimarães5- A grande virgem (The grand virgin) For Walter Smetak Marco Antonio Guimarães/RufoHerrera
Lado B
1- Dança das abelhas/flor de mel (Dance of the bees/Flower and honey) Marco Antonio Guimarães2- Pendulo celeste For Halley’s Comet/Lua Ganimedes (Celestial pendulum/Ganimedes Moom)Artur Andrés Ribeiro/Marco Antonio Guimarães3- Arvore da Vida (Tree of life)Marco Antonio Guimarães4- Maracatu Elefante (Elephants Maracatu)Marco Antonio Guimarães5- Cio da Terra (The Earth in heat)Milton Nascimento/Chico Buarque

4 comentários:

Tiburcius disse...

Pois é, como dissestes Emigê é um estado a parte mesmo, mesmo não sendo tão turbulento como Rio e Sampa em termos de politica, escandalos, corrupção e demais coisas que nos lembram estes jornais de merda, mesmo sendo meio sem sal nisto, aqui tem um puta dum difenrencial.
E no inicio do próximo mês, mas precisamente no fúnebre dia 02, seremos mais uma banda a inchar a barriga do rock independente. Claro que n com o mesmo talento e virtuosismo de mtas bandas, além do nosso estilo ser outro. E outra, n consegui baixar o som dos caras, tsc!
Kêlabrás!

well disse...

Por favor me envie dados pra divulgar pr aqui.
Abraço

Tiburcius disse...

Claro que será um prazer te enviar nosso material, visto que nossa intenção é valorizar primeiramente as que gostam do som. Antecipadamente agradecemos, além de esperarmos sua sincera avaliação. Pois sem rasgação de seda, lembro perfeitamente de teus comentários no show dos Stones, e tu manjas.
Kêlabrás!

Wéliton Cardoso disse...

Obrigado velho! Qualquer coisa meu email weliton.cardoso@gmail.com. Estou aguardando ansiosamente.
Vlw