sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

MATRIZ


Ésta é a igreja matriz de Mirandópolis. Uma construção que mistura conceitos do Barroco e o Neoclássico. É uma importante representante da arquitetura da cidade. Contruída na década de 40 do século passado, utilizando mão de obra já existente na cidade naquela época. Existe um acervo fotográfico que mostra desde a terraplanagem até o final da construçao. Não sei em que poder estão estes registros, por isso, se alguém souber e tiver o interesse de públicá-los, por favor deixe comentários.
Aqui vai um belo poema inspirado na igreja de Mirandópolis pela escritora Ana Maria Galdino Costa da cidade de Valparaiso e autora de dois livros infanto-juvenis: Dança das Flores lançado em 2006 e Arara Amarela ainda no prelo। Segundo a escritora essa é uma das mais belas igrejas da região e, deixando o orgulho de lado, sou obrigado a concordar. Saboreie o texto de Ana Maria. Obrigado Ana.
Outros silêncios
as longas horas
queixam-se
lânguidas
no alto da igreja
um esperar quase eterno
olhares tácitos
arcanjos imóveis
abençoam meus passos
solitários
na rua morta

5 comentários:

Wéliton Cardoso disse...

Oh muitolegal

Unknown disse...

Eu é que agradeço por você postar meu poema. A matriz de Mirandópolis é muito inspiradora, tem um encanto todo especial.
Espero que você continue postando sempre novas fotos.Parabéns pelo seu trabalho.
Ana

Nivaldo disse...

Ola grande Well....
Primeiramente, meus Parabens que iniciativa e sucesso nesta sua nova "viagem"...

Quanto a Igreja, gostaria de informar que tenho algumas fotos das antigas, do meu avo Neif, que mostra toda a construcao, desde quando ainda era tudo mato, ate os "pedreiros" levantando as paredes...

Enfim, estao em casa com minha mae, e assim que puder ir pra Miranda posso tentar adquiri-las. Caso queira entrar em contato com minha mae, tambem sera possivel ela scannear...

Do mais, fica um grande abraco e espero logo te encontrar pra tomar um "suco"...

Ahhhh, so pra ficar ciente, estou morando em tres lagoas - MS.

Grande abraco e felicidades.

Anônimo disse...

É Cardoso, Grande trabalho, muito bom, o blog, Da igreja o que eu seu q rola um porão, onde tem varios artefatos, talvez tenha varias fotos naum so da construção, mais outras de sua historia, abraço dia 9 estarei ai.....Pavi

André disse...

E ai Cardoso, ótimo esse trabalho sobre a igreja ,vc sabe o quanto eu acho linda a nossa igreja.O blog esta muito legal.Parabens

André Gaudencio