terça-feira, 14 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO: "CONTROVÉRSIA - FOTOS COM HISTÓRIA"

A Exposição "Controvérsia-Fotos com História" que acontece na Biblioteca Nacional da França, em Paris, apresenta 80 fotografias com alto grau de controvérsia e que provacaram acirradas polêmicas sobre veracidade, manipulação e até ataques contra a moral.
A foto acima de O Homem Pisando na Lua gerou polêmica em vários escalões da sociedade no século passado, colocando dúvida sobre a ida do homem à Lua. Existem até dois documentários que tratam do assunto e, segundo eles, a foto teria sido feita em um estúdio ou até mesmo em um deserto pelo cineasta Stanley Kubrick. O cinesta teria recebido em troca pelo trabalho, uma sofisticada câmera para filmagens noturnas.

A foto acima "A Bandeira Vermelha sobre o Reichstag" é uma das várias fotos que estão na exposição em que a manipulação de imagem é o centro das controvérsias. Esta especificamente mostra um soldado soviético empunhando uma bandeira sobre o telhado do parlamento alemão na II Guerra Mundial. Apesar de emblemática a foto mostra que o soldado que empunha a bandeira está usando dois relógios, um em cada braço. Como o exército soviético era acusado de fazer pilhagens durante a guerra, o fotografo Evgueni Khaldei recebeu ordens de manipular a foto apagando um dos relógio. Na exposição estão as duas fotos - a original e a manipulada.



Do mundo da publicidade a exposição tem as controversas fotos do italiano Oliviero Toscani. Criador de várias campanhas publicitárias para a Benetton, o fotografo provocou a fúria dos católicos do mundo todo com a foto "Beijando a Freira". Em aguns paises a foto foi proibida. Toscani ainda é autor de outras fotos polemicas como a de um doente terminal de AIDS, uma negra amamentando uma criança branca, dentre outras, como mote de campanha para a mesma empresa.
A Exposição em Paris fica em cartaz até 24 de maio.


Um comentário:

Elianne disse...

ADOREI A RÁDIO !!!