quarta-feira, 15 de abril de 2009

Música Independente: NAVIGARE INDIE ROCK - Tudo o que você precisava ouvir

Clique para ampliar
Para quem gosta de boa música o dial do rádio não é o melhor lugar para ouvi-las. A qualidade e o gosto musical dos DJs são lamentáveis. Uma enxurradas de músicas ruins e emburrecedoras que haja paciência e tímpano.
Felizmente nem tudo está perdido!
Você pode ouvir a Cultura FM da FAI. Uma rádio que toca música de qualidade e dá pra ser ouvida pela web. Basta entrar em www.fai.com.br e se deliciar.
Às quartas-feiras o Fred, mirandópolense nato e conhecido de todos nós, está detonando o melhor da música alternativa, o indie rock, na rádio da FAI (veja o anúncio acima).
Para quem não sabe, Indie rock (ou rock independente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos lançaram-nos diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.
Em relação aos temas há uma liberdade e variedade de assuntos cantados por bandas deste estilo, não se detectando nenhum assunto que seja mais cantado dentro deste estilo.
A grande explosão indie rocker, surgiu em meados da
década de 90, na Inglaterra, quando bandas como Pavement, Oasis, Blur e Placebo ganharam as paradas de sucesso em vários países, com essa popularização tais bandas foram consideradas também ícones do chamado Britpop.
No começo dos anos
2000 o sucesso das bandas americanas The Strokes colocaram de novo no cenário a curiosidade a cerca das bandas "indie rock" e logo ganharam os holofotes dos meios de comunicação.
Atualmente várias bandas surgem e fazem sucesso entre os jovens da geração 2000:
Royal Joker, The Strokes, Arctic Monkeys, The Killers, Franz Ferdinand, The Raconteurs, The White Stripes, The Kooks e Bloc Party, são alguns nomes que representam o novo cenário da música indie.

Nenhum comentário: