quinta-feira, 16 de abril de 2009

LITERATURA E CINEMA - JOHN STEINBECK

Da infinidade de livros que li, As Vinhas da Ira, do escritor norte americano John Steinbeck, foi o primeiro deles a marejar meus olhos. O escritor americano, pode se dizer, equivale ao nosso grandioso Machado de Assis, porém em épocas diferentes e com contextos sociais também diferentes. Steinbeck sempre procurou descrever a saga do povo americano de uma maneira denunciatória. Recebeu o Prêmio Nobel em Literatura em 1962.
John Steinbeck nasceu em Salinas, California, em 27 de fevereiro de 1902 e faleceu em dezembro de 1968.
Os três mais importantes romances de Steinbeck foram escritos entre 1936 e 1938: Luta Incerta (1936), descreve uma greve de trabalhadores agrícolas na Califórnia; Ratos e Homens (1937), que seria transportado para o cinema e para o teatro, analisa as complexas relações entre dois trabalhadores migrantes; As Vinhas da Ira (1939), considerado sua obra-prima, conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Essa trágica odisséia recebeu o prêmio Pulitzer e foi levada à tela por John Ford em 1940.
Steinbeck teve 17 de suas obras adaptadas para filme por Hollywood. Alcançou também grande sucesso como escritor para filmes, tendo sido indicado em 1944 ao Óscar de melhor história* pelo filme Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat) de Alfred Hitchcock. Esta categoria a partir de 1957 passa a ser chamada de melhor roteiro original.
Indique nos comentários seus melhores livros, assim podemos trocar figurinhas.

Nenhum comentário: