quarta-feira, 8 de abril de 2009

Música e Cinema: WIM MERTENS

O compositor, pianista e vocalista belga Wim Mertens é considerado um minimalista. Wim Mertens distingue-se pelas múltiplas facetas da sua obra que lhe garantem o reconhecimento internacional enquanto pianista, compositor, cantor, guitarrista e musicólogo. Tem também no seu currículo várias obras literárias e inúmeros trabalhos para teatro e cinema.
A primeira vez que ouvi uma música do Wim Mertens foi no filme/documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos" de Marcelo Masagão. Muito bom o filme/documentário com imagens históricas e o cotidiano do ser humano em viagens de vida e morte.
Voltando ao Wim Mertens, estreou em 1980 com o álbum "For Amusement Only". Percorreu a Europa, a América Central e do Norte e o Japão com várias digressões, editou cerca de duas dezenas de trabalhos discográficos, projectos a solo, em ensemble, composições para ensembles de música de câmara ou orquestras sinfónicas, bandas sonoras e compilações. Recentemente produziu "Music and Film" (2009), uma síntese das suas composições para cinema desde 1986 até 2008. Destaca-se também a reedição "L'Heure du Loup" (2008), um trabalho para grande ensemble, e "Years Without History" (2008), uma selecção de sete concertos gravados ao vivo entre 1986 e 2002. Recentemente lançou um vídeo digital intitulado "What You See Is What You Hear" e uma caixa de 13 álbuns com 80 composições e reeditou "Sin Embargo" (1997), um trabalho exclusivamente constituído por composições para guitarra.
Consegui encontrar alguns CDs depois de ter pesquisado e descoberto que a discografia dele é vastíssima: são mais de 70 CDs desde 1980 até hoje.
Para fazer download na faixa : www.4shared.com
Não tem toda a obra mas tem os principais discos.
FILMO/DISCOGRAFIA:

Nenhum comentário: