sexta-feira, 3 de julho de 2009

VIOLETA DE OUTONO - O ÚLTIMO A SAIR, FECHE A PORTA.

Pouco conhecidos aqui no interior, o grupo Violeta de Outono é meio injustiçado pela falta de reconhecimento da importância do grupo no cenário rocker do Brasil.
Não é novidade que a década de 80 foi muito importante para a música brasileira, principalmente porque dali saíram as maiores bandas do cenário rock e pop nacional. A lista é grande: Titãs, Legião Urbana, RPM, Paralamas, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, IRA!, e muitos outros. Mas quantas daquelas bandas conseguiram se manter na ativa através dos anos e - principalmente - sem perder sua essência?
Uma das poucas bandas que conseguiram passar pelas modas sem deixar se contaminar foi o Violeta de Outono. Mesmo tendo passado por mudanças na formação e ter ficado por um período inativo, o grupo mantém sua sonoridade clássica, baseada principalmente em artistas do final da década de 60 e início de 70.
Violeta de Outono é uma banda de rock brasileira, que surgiu na cidade de São Paulo. Suas músicas tem em sua essência o rock progressivo psicodélico e o som psicodélico.
Formado em 1984, na cidade de São Paulo, por Fabio Golfetti e Claudio Souza (dois ex-membros da primeira formação da banda Zero) e Angelo Pastorello, o Violeta de Outono (fazendo o seu rock psicodélico/progressivo) tornou-se uma das principais bandas da cena underground paulistana dos anos 80.
O seu primeiro EP, com três músicas e que levava somente nome da banda na capa, foi lançado em 1986 pelo lendário selo Wop Bop discos. Já em 1987, a gravadora RCA lançou o primeiro LP da banda. 'Em Toda Parte', o segundo álbum, saiu em 1989. No começo dos anos 90, o Violeta de Outono diminui as suas atividades, devido ao fato de Fábio Golfetti ter dedicado ao projeto instrumental Ópera Invisível. A banda retornou em 1994 para um show no Centro Cultural de São Paulo e começou a trabalhar em novas músicas. Mas, um disco com músicas inéditas somente saiu em 1999, o 'Mulher na Montanha'. Antes, em 1995, foi lançada uma compilação em cd reunindo os dois primeiros álbuns da banda, e em 1996, saiu o álbum 'Eclipse', contendo o registro do show de lançamento do primeiro EP, em 1986, no teatro do SESC Pompéia em São Paulo, e faixas bônus. Depois de seis anos, em 2005, o Violeta de Outono, lançou um álbum com músicas inéditas. 'Ilhas' saiu pelo selo Voiceprint Brazil.


DISCOGRAFIA

Violeta de Outono - 1987
Em Toda Parte - 1989
Eclipse - Ao Vivo - 1995
Mulher Na Montanha - 1999
Live at Rio ArtRock Festival '97 - 2000
Ilhas - 2005
Volume 7 - 2007



3 comentários:

Priscila Grou disse...

Aguçou minha curiosidade! Vou conhecer!

well disse...

você acha no www.4shared.com

Sérgio Camatta disse...

Salve, salve Violeta de Outono!!!!
Anos 80 !!! Boas lembranças!!!!