Achei esta matéria no blog Palavra de Homem de autoria de Felipe Machado e gostei muito. Fiz uma edição da matéria escrita por ele para compartilhar suas idéias com vocês. Fala da intolerância, palavrinha muito constante nos noticiários do mundo na atualidade. BOA LEITURA!
Em 'Um Dia de Fúria', o personagem de Michael Douglas fica tão estressado que acaba perdendo a paciência... e a razão
Outro dia falei aqui sobre a nova lei antifumo e como ela provocou um conflito entre fumantes e não-fumantes. Confito é pouco: tenho visto verdadeiras discussões sobre o assunto. De um lado, os fumantes reclamam do preconceito; do outro, os não-fumantes passaram a perseguir os viciados em cigarro.
Na minha opinião, a lei só chamou a atenção para uma característica cada vez mais presente da nossa sociedade: a intolerância. É triste ver que pouco mudou desde 1916, quando esse sentimento batizou o clásico filme de D.W. Griffith. 
A verdade é que não aceitamos o diferente. É capaz de não aceitarmos nem o igual, se ele estiver junto com o diferente. Mas o pior de tudo é que não aguentamos o outro, diferente ou igual.
Quando se pensa em intolerância, lembramos logo dos atentados no Oriente Médio ou dos americanos que entram em escolas e disparam contra todo mundo. Geralmente pensamos: 'nossa, que absurdo'. Sim, são absurdos.
Mês passado comemorou-se os 40 anos do Festival de Woodstock. Não estou sugerindo que o ideal é viver como hippies, à base de drogas e rock and roll. Mas será que a humanidade não aprendeu nada com esse movimento? Será que estou viajando muito ao acreditar que é possível viver pelo menos um pouquinho à base de paz e amor? 
Talvez eu esteja sendo ingênuo, mas acho que respeito é, sim, uma mercadoria em falta no mercado. Sei que somos primatas e em algum momento os instintos primitivos aparecem. Eu também fico nervoso e faço besteiras, como todo mundo. Mas será que não dá para respirar fundo e agir como um ser humano de vez em quando? Prometo que vou tentar. Gostaria que você tentasse também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário