África traz ao Brasil Histórias em Quadrinhos de seu povo
Picha na língua Swahili, ou suali, quer dizer “desenho” e é uma corruptela da palavra inglesa “picture”, imagem. Picha é também o titulo da exposição de Histórias em Quadrinhos no Museu Afro Brasil, apresentando uma imagem colorida e rica da diversidade do continente africano através do trabalho de 19 desenhistas e roteiristas.
Há desenhistas africanos ativos em todo o continente e a produção é florescente.
Há muitos Festivais de Histórias em Quadrinhos e revistas e álbuns sendo publicados. No Senegal, por exemplo, há um seriado de televisão muito popular baseado em um personagem de quadrinhos: Goorgoorlu.
Na África, as Histórias em Quadrinhos podem ser produzidas por um baixo custo, não é necessário ter diploma universitário e são facilmente acessíveis sob o ponto de vista de comunicação. Estes três fatores são favoráveis para um continente com uma infra-estrutura artística limitada.
O Museu Afro Brasil de São Paulo acolhe esta mostra possibilitando ao público brasileiro uma visão ímpar para da arte das Histórias em Quadrinhos africanas.
Esta exposição, além dos desenhistas da África, o norte-americano David Brown e o brasileiro Maurício Pestana engrandecem este evento mostrando as semelhanças e diferenças dos desenhistas afro-descendentes nestes dois países junto com seus pares na África.
Museu Afro Brasil
Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Manoel da Nóbrega
Parque do Ibirapuera
O Museu fica próximo ao portão 10 do parque Ibirapuera, em frente Assembléia Legislativa.
04094-050 – São Paulo, SP
18H30 – Entrada para o público
20h00 – Abertura oficial (auditório)
20h30- Mesa de debates para o público (auditório)
A exposição ficará disponível de 14 de outubro a 08 de novembro de 2009
WEBSITE:
www.museuafrobrasil.com.br/index_01.asp
Fonte: http://www.impulsohq.com.br/2009/10/12/picha-%E2%80%93-cultura-pop-africana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário