O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou na semana passada um programa que prevê a construção de salas de cinema em cidades com menos de 100 mil habitantes que ainda não disponham do serviço.
O governo estima que cerca de 194 municípios brasileiros não tenham salas de cinema, sendo 1.371 cidades entre 20 e 100 mil habitantes, o que caracteriza 21% do total. O programa, batizado de “Cinema das Cidades“, vai ainda disponibilizar recursos para a restauração e preservação de cinemas antigos que estejam abandonados.
As obras terão recursos da Ancine e poderão ser administradas por empresas privadas, sendo que as prefeituras ficarão responsáveis para abrir as licitações em edital. Até o fim do ano deve ser lançado ainda uma linha de crédito, operada pelo BNDES, para a construção de salas em cidades periféricas com mais de 100 mil habitantes que ainda não disponham de salas de exibição.
Durante o lançamento do projeto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, alertou para a elitização do cinema, já que a maioria das salas em funcionamento no país se encontram dentro de shoppings. O projeto pretende descentralizar as exibições cinematográficas e levá-las às classes mais baixas da população. O ministro falou também que o projeto não tem nada a ver com o lançamento de “Lula, o Filho do Brasil“, previsto para estrear em janeiro de 2010.

Nenhum comentário:
Postar um comentário