sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO!


Meu Deus, há 19 anos eu estava vendo o show do David Bowie em São Paulo sob uma fina garoa que tentava, sem sucesso, chamar mais a atenção do que o Sir Stardust como se auto intitulava  David Bowie.


O primeiro show foi realizado na Praça da Apoteose, no dia 20 de setembro de 1990, uma quinta-feira. Após o show carioca, Bowie se apresentou em São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro no estádio do Palmeiras, fui no dia 23, e no dia 25 no palco da extinta casa de espetáculos Olympia, com cadeiras e mesas ocupando a pista. O show do dia 23 foi gravado pela rádio Transamérica e rola por aí em bootlegs. Já o show do Rio teve os seus melhores momentos editados pela Rede Globo, o que ajudou um pouco a esse que vos escreve refrescar um pouco a memória.
Na ocasião, David Bowie apresentava a turnê "Sound And Vision", que divulgou o box de mesmo nome, uma coletânea que englobava os sucessos acumulados em mais de 20 anos de carreira. O primeiro show aconteceu no dia 04 de março de 1990, na cidade canadense de Quebec. O encerramento se deu poucos dias após os shows brasileiros, na cidade de Santiago, no Chile, no dia 27 de setembro do mesmo ano. No total foram 108 shows em 27 países diferentes, um recorde até então na carreira do artista britânico.
Acompanhado por Adrian Belew (guitarra), Erdal Kizilcay (baixo), Rick Fox (teclados) e Michael Hodges (bateria), David Bowie despejou o que os fãs brasileiros, que nunca o haviam visto ao vivo, mais queriam: sucessos, sucessos e sucessos. E o melhor, englobando todas as fases da sua carreira, de "Space Oddity" (do álbum de mesmo nome, lançado em 1969) até "Blue Jean" (de "Tonight", que saiu em 1984). Nenhuma canção de "Never Let Me Down" (lançado em 1987, e seu último álbum até então) foi apresentada. Em compensação, Bowie sacou "Pretty Pink Rose", que faz parte do álbum solo de seu guitarrista Adrian Belew ("Young Lions", lançado no mesmo ano de 1990). No disco, Bowie já cantava a música, que teve uma alta rotação na MTV que ainda engatinhava no Brasil àquela época.
A breve introdução com um trecho da 9ª Sinfonia de Beethoven que abria o show já mostrava o seu caráter retrospectivo. Afinal, a mesma introdução era usada na abertura dos shows da turnê de "Ziggy Stardust". E foi exatamente o primeiro hit de Bowie, "Space Oddity", que iniciou os trabalhos. Bowie deu continuidade ao show com mais dois clássicos: "Rebel Rebel" e "Ashes To Ashes". Quem for muito fã de Bowie e tiver chegado até aqui, deve estar pensando: "nossa, seria o show da minha vida!".

Nenhum comentário: