quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A CERVEJA ESTÁ CARA? FAÇA EM CASA, CARA!

Está muito claro para todos os beberrões do precioso líquido, que os preços andam bastante salgados e se for salgar a boca com alguns petiscos então, haja grana. Nesta situação, não seria o momento de começarmos fabricar o produto artesanalmente?  Existem várias formas de produzir a preciosa mas, descobri um que é excelentemente bom e fácil. Vamos lá!

Li hoje no Blog do B.O.B que um sujeito chamado Glauco, que é biólogo marinho, estava em dezembro no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, primeiro lugar pisado por Charles Darwin em solo brasileiro. E fez uma receita de "cerveja" (ou melhor, hidromel, por aproximação - abaixo você encontra maiores explicações) que levava açúcar, Karo (porque não havia malte), casca de laranja (para substituir o lúpulo) e fermento biológico de pão (no lugar da levedura cervejeira). O kit de primeiros socorros também foi usado na "emergência", para fornecer o iodofor (informações, logo abaixo)  e mangueira de silicone (para impedir a entrada de ar e, por tabela, a contaminação da bebida na fermentação dentro de uma garrafa pet). "O pessoal de lá, na maioria pescadores, fez cara de espanto quando viu as primeiras borbulhas saírem. Fermentou por três dias antes de estar pronto. O aroma ficou parecido com o de uma blonde, e o gosto era de um frisante de laranja com álcool. Mas eles adoraram".
Abaixo, a foto da aventura:

IODOFOR: Iodofor diluído é frequentemente usado por fabricantes domésticos de vinho e bebidas fermentadas diversas para a sanitização de equipamento e garrafas. Sua maior vantagem sobre outros sanitizantes é que quando usado em proporções adequadas sublima-se diretamente da solução a gás, e então não deixa resíduos. Ele não é tóxico para humanos e em consequência especialmente preferido para aplicações em processamento de alimentos. É barato e eficiente, mas pode deixar desagradáveis manchas laranja-acastanhadas em partes plásticas e equipamentos por seu contado.
É frequentemente fornecido em diferentes concentrações e é frequentemente diluído com água antes do uso. No rótulo estarão recomendações da diluição adequada, normalmente 1:1000 ou 1:100. Equipamentos a serem sanitizados devem ser completamente limpos e deixados em contato com a solução pelo menos 2 minutos.

HIDROMEL: é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, sendo a proporção da produção de uma parte de mel e duas de água. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.

Na Grécia clássica se chamava "melikraton" e pelos romanos era conhecida pelo nome "agua mulsum", ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel.

Nenhum comentário: