segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EDNARDO, UM GRANDE NOME DA MÚSICA BRASILEIRA

Pouco conhecido pelas novas gerações e muito injustiçado na região Sudeste do Brasil onde rádios e outras mídias parecem nem conhecê-lo, o cantor Ednardo é digno de ser cultuado pela grande contribuição que fez para a construção do cenário roqueiro nacional.
EDNARDO (José Ednardo Soares Costa Sousa, *17/4/1945, Fortaleza, CE). Cantor, compositor, da mesma geração de Fagner [v], Belchior e outros cearenses que fundiram a música nordestina ao pop-rock. Formou em 1969 o grupo Pessoal do Ceará com Rodger, Teti, Climério e outros, que veio para o Sul em 1972; neste ano, sua música "Beira-Mar" fez sucesso com a cantora Eliana Pittman. No ano seguinte, Ednardo, Rodger, Teti e o arranjador Hareton Salvanini gravaram o LP Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto Na Viagem (Continental). Em 1974 Ednardo mudou-se para a gravadora RCA-Victor e gravou o LP O Romance Do Pavão Mysteriozo, que passou um tanto despercebido... até que, dois anos depois, a faixa "Pavão Mysteriozo" entrou para a trilha da telenovela Saramandaia da Rede Globo e se tornou sucesso nacional. Nesse meio tempo, Ednardo participou do festival Abertura, da Rede Globo, com "Vaila" (parceria com José Brandão), em 1975.

Esta música possui mais de 20 (vinte) regravações, é considerada sagrada pelos Indios do Xingú nos rituais religiosos, tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos - Inti-Aymará e Nacha, por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de Rock e Maracatús e muitos outros.
Todos estes fatos ampliam a música em todos parâmetros,.e a coloca como uma das fundamentais na obra de Ednardo, junto a outras,tais como: Terral; Ingazeiras; Beira-Mar; Artigo 26; Enquanto Engoma a Calça, Longarinas; Imã; A Manga Rosa; Flora; Carneiro; etc; Formando um precioso conjunto de obras deste artista.

Ednardo é casado com Rosane Limaverde com quem tem quatro filhos: Joana Limaverde, Júlia, Gabriel e Daniel.

Discografia

2002 - Ednardo - Amelinha - Belchior - Pessoal do Ceará (Warner Music/Continental)
2000 - Única Pessoa (GPA/OUVER)
1991 - Rubi Ao Vivo - (Aura)
1985 - Libertree (EMI Music/Odeon Records)
1983 - Ednardo (EMI Music/Odeon Records)
1982 - Terra da Luz - (EMI Music/Odeon Records)
1980 - Imã (CBS/Sony Music/BMG)
1980 - Massafeira (CBS/Sony Music/BMG)
1979 - Ednardo (CBS/Sony Music/BMG)
1978 - Cauim (WEA/Warner)
1977 - O Azul e o Encarnado (RCA/Sony Music/BMG)
1976 - Berro (RCA/Sony Music/BMG)
1974 - O Romance do Pavão Mysteriozo (RCA/Sony Music/BMG)
1973 - Ednardo - Rodger Rogério - Tetty - Pessoal do Ceará (Warner Music/Continental)

QUER CONHECER?
DOWNLOAD

Um comentário:

Renan Cardoso disse...

Bom dia, link offline