sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESSA BANDA FOI UMA GRANDE DESCOBERTA. LÁ DOS ANOS 70: PAVLOV'S DOG - CONFIRA!

Quem se recorda, ainda hoje, de uma banda com o nome de Pavlov´s Dog?. Acredito que restem muito poucos. A banda formou-se em St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, em 1973, composta por David Surkamp, Doug Rayburn, David Hamilton, Steve Scorfina e Siegfried Carver, formação que gravou o LP "Pampered Menial" que se tornou, ao longo de todos estes anos, alvo de algum culto. Totalmente composto por temas originais e, revelando, na época em que foi editado, algumas marcas de inovação sonora, o grupo vivia muito à custa do vigor vocal e corporal de David Surkamp, a quem um dos seus poucos seguidores classificou como "um menino de coro em alta velocidade." Além deste LP, os Pavlov´s Dog gravaram, unicamente, um outro, entitulado "At The Sound Of The Bell", em 1976.
Provavelmente, a maior importância deste grupo, reside no seu nome que é uma homenagem ao fisiologista russo, Ivan Pavlov (1849 - 1936), prémio Nobel de 1904, que teve o mérito de conceber e desenvolver a reflexologia, estudo do condicionamento dos reflexos, pela qual se pode explicar toda a vida elementar, utilizando cães para executar as suas experiências que lhe permitiram alcançar as conclusões a que chegou. Pavlov encontra-se na origem do parto sem dor, segundo o método "pericoprepilático". A Educação, a Religião, a Propaganda e a Publicidade, fundamentam-se no mecanismo dos reflexos condicionados.
"A Psicologia apresenta-se-me, nas suas investigações, tal como um homem que caminha na obscuridade, empunhando uma pequena lanterna que apenas ilumina zonas muito pequenas. Compreendereis que com tal lanterna é difícil explorar toda a região. "Tudo são trevas na alma do próximo", proclama o provérbio. As novas investigações objectivas sobre os fenómenos nervosos complexos dos animais superiores permitem, ao invés, a firme esperança do próximo descobrimento, pelos fisiologistas das leis fundamentais que a espantosa complexidade desse mundo interior oculta, tal como se nos revela actualmente."
Como é evidente, este texto apenas se preocupou com uma analogia entre o nome de uma banda musical e o investigador das origens dos estudos que levaram à interpretação dos reflexos condicionados, Ivan Pavlov.

DISCOGRAFIA:

1974 Pampered Menial

1976 At The Sound Of The Bell
1976 Detroit Michigan[Live]
1977 St. Louis Hound
1990 Lost In America
1995 End Of The World[Ep]

DOWNLOAD:
clique bunalti

Nenhum comentário: