quarta-feira, 21 de julho de 2010

EM MOSCOU, SURGE UMA NOVA TRIBO: OS ROOFERS. SAIBA O QUE PENSAM ESSES ADOLESCENTES

Eles driblam portarias de prédios e desafiam a lei, apenas para poder contemplar uma bela vista enquanto pensam na vida.
Eles fazem parte de uma casta secreta, com uma aura serena de quem teve o privilégio de observar algo extraordinário. A maioria dos portões de acesso aos prédios de Moscou tem trancas controladas por teclados numéricos, eletrônicos ou manuais. Os roofers mais experientes descobrem os códigos de acesso, geralmente tentando diversas combinações das teclas mais gastas.

 Às vezes eles tentam entrar usando o interfone, ligando para apartamentos e se apresentando como carteiros ou vizinhos que perderam a chave. Não importa a forma como conseguem entrar, eles são sempre relutantes em compartilhar seus segredos – temendo que um fluxo de visitantes chame muita atenção. A polícia é outra preocupação: invasão de propriedade é considerada um ato de vandalismo, sujeito a multa.
“O roofing realmente é algo que penetra na pele e nos faz fugir da rotina diária”, disse Yermakov, explicando que ele aprecia a solidão dos telhados, longe das ruas movimentadas de Moscou – que tem mais de 10 milhões de habitantes.
Oleg Muravlyov, roofer de 17 anos, disse que o ambiente dos telhados é quase espiritual. “É horrível que as pessoas estejam nos confundindo com vândalos. Não causamos nenhum dano aos prédios, nosso objetivo não é a destruição. Somos levados por um desejo de refletir sobre o que realmente importa em nossas vidas, fora da confusão dos negócios. É um engano pensar que a juventude de hoje é cínica. Temos os mesmos valores espirituais que as gerações passadas”, disse Oleg.
Como a prática do roofing é uma diversão individual ilegal – além de considerada um ato de vandalismo, a prática também envolve a invasão de propriedade – não há números precisos do tamanho do fenômeno. A maioria dos casos ocorre em pequenos grupos de duas ou três pessoas. Entretanto, existem diversas comunidades online populares, a mais conhecida delas conta com quase 3.800 integrantes – aproximadamente a metade deles assume ser um roofer.
Veja matéria completa na fonte: IG

Nenhum comentário: