quinta-feira, 29 de julho de 2010

TRAGÉDIA NA LOVE PARADE DA ALEMANHA

590 pessoas ficaram feridas quando tentavam entrar em festival de música techno; cerca de 40 estão ainda hospitalizadas.
No fim de semana passado, centenas de pessoas ficaram feridas quando tentavam entrar no recinto da Love Parade através de um túnel ferroviário desativado .
O túnel provou ser demasiado pequeno para os numerosos espectadores - um milhão e 400 mil pessoas - e o pânico instalou-se.
21 pessoas vieram a falecer na sequência dos ferimentos; todas as vítimas perderam a vida por esmagamento da caixa toráxica , e não por terem caído do paredão de acesso ao túnel, como chegou a defender a autarquia.
Neste momento, cerca de 40 pessoas estão ainda hospitalizadas, embora nenhuma corra risco de vida. O número de feridos cifra-se nos 509.
Quanto à responsabilidade pela tragédia, não foi ainda apurada. Os bombeiros garantem ter alertado a organização da Love Parade para a falta de segurança . Por seu turno, os organizadores do evento dizem que a polícia abriu as cancelas do túnel quando este se encontrava já repleto, acusação refutada pelas autoridades.
A autarquia da cidade de Duisburg tem sido, também, fortemente atacada por permitir que a Love Parade fosse para a frente, apesar dos avisos sobre a falta de segurança emitidos pelas autoridades. O autarca começou por negar ter recebido estes relatórios, mas os documentos viriam a ser revelados pela comunicação social.
O presidente da câmara de Duisburg, Adolf Sauerland, tem recebido ameaças de morte e não estará presente na cerimónia fúnebre de homenagem às vítimas que, no próximo sábado, reunirá a chanceler alemã Angela Merkel e o novo presidente do país, Christian Wulff.
Entre as vítimas mortais da Love Parade , que não voltará a realizar-se, há cidadãos alemães, espanhóis, australianos, bósnios, chineses, italianos e holandeses.
VEJA IMAGENS DO FATO

Nenhum comentário: