domingo, 22 de agosto de 2010

PETISCO VICIANTE QUE CAUSA EUFORIA FAZ A CABEÇA DOS CHINESES

Se os moradores de Xiangtan, na China, parecem animados, mesmo nos dias mais quentes ou nas noites mais frias, verifique suas bocas. O cheiro mentolado e o som crocante vêm de um perfumado energético que homens, mulheres e até crianças mastigam do café da manhã até a hora de dormir.
A fonte de sua euforia se chama “binglang”, uma fruta seca da palmeira areca, por vezes chamada de noz de bétele, que agita e aquece o sistema nervoso, especialmente depois de um grande banquete.
“Ele ajuda na digestão e resolve a embriaguez”, disse Xie Shuo, um reparador de telefones celulares que disse consumir 100 dessas frutas por dia.
Ele sorriu e revelou gengivas enegrecidas e dentes manchados, um dos efeitos colaterais menos atraentes da mastigação da fruta. “Eu sou viciado em binglang, mas realmente amo essa fruta e por isso não acho que seja um problema”, disse.
Esse é um sentimento compartilhado por muitos dos cerca de 1 milhão de habitantes de Xiangtan, cuja adoração pelo petisco tem alimentado a prosperidade da cidade.
Em muitas partes da Ásia, a noz de areca é mastigada fresca, às vezes envolta em folhas de bétele ou com o tabaco, um hábito que tem sido associado a maiores taxas de câncer oral.
Moradores de Hunan preferem comer só a casca preservada, o que parece deter os efeitos cancerígenos da fruta, de acordo com estudos recentes. Mas médicos e dentistas locais denunciam a prática, dizendo que ela pode causar outras doenças da boca.
Ainda assim, o binglang é um símbolo de orgulho para os moradores, líderes empresariais e autoridades locais, que repelem as sugestões de que o fruto seja prejudicial à saúde.
Fonte: IG

Um comentário:

Priscila Grou disse...

Esses orientais...sempre na frente...

Eu toparia...pra curar a bebedeira..
quanto à dentes manchados...os meus já são...nicotina...

bjos Well