terça-feira, 30 de novembro de 2010

TOM WAITS ENTRA NO MUNDO DA LITERATURA COM POESIA E MORADORES DE RUA



 Agora é a vez do músico e compositor americano, Tom Waits, adicionar mais uma função em seu currículo: a de poeta. Conhecido há quase 40 anos por sua música, com mais de 20 discos lançados, e também por sua atuação em filmes como “Sobre Cafés e Cigarros” e “O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus”, Waits decidiu levar a sério seu lado escritor, e sua estreia literária será em março de 2011, com o lançamento do livro “Hard Ground”.

Tom waits
Em colaboração com o fotógrafo Michael O’Brien – que já havia trabalhado com Waits na capa de seu ultimo album “Glitter and Doom Live”, de 2009 – a publicação, de 184 páginas, irá retratar a vida de moradores de rua, com as imagens de O’Brien, que fotografa o tema há anos, e os poemas de Waits.
Inspirado no livro de 1941, “Let Us Now Praise Famous Men”, que combina a poesia de James Agee e as imagens de Walker Evans para descrever a vida de fazendeiros americanos na era da depressão, “Hard Ground” tem a mesma pegada de criar, muito além de um documentário, um retrato fiel da vida dessas pessoas.
Com imagens de apelo forte e intimidante, que quase nos impede de olhar nos olhos dos moradores de rua que aparecem no livro e poesias de um dos maiores letristas americanos das últimas décadas, fica difícil não alimentar esperanças positivas sobre esse lançamento. E perceber que, tendo qualidade e talento latentes, qualquer artista pode se “arriscar” fora de sua zona de conforto e se sair muito bem.

Nenhum comentário: