terça-feira, 5 de abril de 2011

O HEAVY METAL BRASILEIRO TEM FUTURO?

No final de março, uma minimaratona do heavy metal começa no Brasil: em 20 dias, mais de uma dezena de shows com Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Motörhead, entre outros. No segundo semestre, Lemmy volta ao país para dividir palco com o Metallica no Rock in Rio - sendo que a banda de James Hetfield foi a atração mais pedida pelos fãs, segundo a organização do evento. Mas, se o público do estilo continua enorme no país, o metal brasileiro parece ter perdido espaço nos últimos anos.
Em algum ponto dos anos 90, quando o Sepultura ganhava o mundo e se tornava a banda brasileira mais conhecida no exterior, independentemente de estilo, parecia que o heavy metal iria atingir o mainstream nacional. O sucesso da banda mineira arrastou Angra, Dr. Sin, Krisiun, Korzus e, posteriormente, o Shaman. Mas, desde o surgimento desta última, em 2000, não apareceu nenhuma banda brasileira com projeção nacional e internacional. Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, dá de ombros. "O Sepultura é um caso excepcional, é difícil de comparar", analisa. "Nos Estados Unidos tem apenas um Metallica, nenhuma banda chega perto deles. O Megadeth tenta, o Slayer é mais underground. Não dá pra exigir que apareça um Sepultura a cada cinco anos, é um lance de época."
Esta matéria aparece no site da revista Rolling Stone. Veja alguns comentários deixados pelos leitores da revista:

4/04/2011 às 20h31 - Lucas


Escutem Mindflow e depois tentem falar que não tem mais heavy metal de qualidade sendo feito no brasil. É um dos vários exemplos que podem ser dados aqui. Se bem que eles têm feito mais sucesso fora do país, onde tem mais espaço para isso no mainstream. Existe gente querendo fazer e querendo ouvir heavy metal do bom no país ainda, mas não existem oportunidades, pelo menos não aqui no RJ.

2/04/2011 às 22h48 - Patrícia Page

Não somente o futuro do HEAVY METAL está comprometido no Brasil como o ROCK,também.Por quê?Porque o cérebro do jovem brasileiro está "comprometido",ou melhor,atrofiado!O jovem não lê,tem preguiça de pensar,não se intera dos acontecimentos históricos e sociais que o cercam,vivem num mundinho medíocre e alienado.Música de qualidade mescla poesia,sentimento,cultura,história,emoção

Tiburcius disse em comentários ao LUZIFOTOGRAMAS...


Na verdade o Sepultura soube aproveitar o momento e explodiu pro mundo depois do Chaos, antes era underground tb. Fico triste ao ver que bandas como o Sarcófago - uma puta banda que rachava show com o Sepultura - não teve o total reconhecimento merecido mesmo com o clássico INRI e levando um som mais porrada. Outras como o Impaled, o Silent Cry de Gov. Valadares que carregou nas costas o som mais gotic/doom e tantas outras putas bandas. Beagá era o ninho do defão no Brasil. Mas não podemos esquecer bandas como o Mystifier, que dispensa comentários... viu que eu não falei tanto do heavy n é? rsrsrs. Aproveitando cê ouviu o nosso som que te enviei? Kêlabrás!

Resposta ao leitor Tiburcius: Cara, ouvi o som, gostei muito e estás no meu pen drive. Anda comigo o tempo todo e divulgo sempre que posso. Não consegui postar no blog. O formato não correspondeu. Obrigado pela participação e abraços!

Um comentário:

Tiburcius disse...

Na verdade o Sepultura soube aproveitar o momento e explodiu pro mundo depois do Chaos, antes era underground tb. Fico triste ao ver que bandas como o Sarcófago - uma puta banda que rachava show com o Sepultura - não teve o total reconhecimento merecido mesmo com o clássico INRI e levando um som mais porrada. Outras como o Impaled, o Silent Cry de Gov. Valadares que carregou nas costas o som mais gotic/doom e tantas outras putas bandas. Beagá era o ninho do defão no Brasil. Mas não podemos esquecer bandas como o Mystifier, que dispensa comentários... viu que eu não falei tanto do heavy n é? rsrsrs. Aproveitando cê ouviu o nosso som que te enviei? Kêlabrás!