terça-feira, 12 de abril de 2011

YURI GAGARIN - HÁ 50 ANOS DESCOBRIMOS QUE "A TERRA É AZUL!"

Há 50 anos atrás, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin, então com 27 anos, completava uma façanha inédita para a humanidade, dava início à corrida espacial e acirrava a rivalidade entre EUA e União Soviética. Há 50 anos, Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok, era o primeiro homem a entrar na órbita da Terra.
Foi um voo de apenas 108 minutos, a uma altitude de 315km, que completou uma única órbita à volta da Terra, anunciado publicamente quando o jovem piloto da Força Aérea soviética já estava a pairar no espaço.

"A Terra é azul" e "Estou a ver a Terra! É tão bonita!" exclamou Gagarin quando estava lá em cima. A primeira frase do jovem major russo ficou para a história.
Após o feito, Gagarin se tornou, instantaneamente, uma celebridade internacional. E esteve no Brasil (onde recebeu de Jânio Quadros a Ordem do Cruzeiro do Sul, comenda destinada a estrangeiros notáveis), além de Itália, Alemanha, Canadá e Japão, promovendo a União Soviética como o primeiro país a colocar um homem no espaço. Seu nome é tão importante para a Rússia que a vila onde nasceu, Klushino, atualmente no Oblast de Smolensk, mudou de nome para Gagarin após seu feito.

Aniversário de 50 anos
Além da homenagem do Google Doodle deste 12 de abril de 2011, Yuri Gagarin ganhou um filme, First Orbit (Primeira Órbita), dirigido pelo diretor britânico Christopher Riley, responsável por vários filmes e documentários importantes sobre o espaço, como a série Odisseia no Espaço da BBC e Apollo 11, em parceria com a NASA, em 2009. First Orbit foi quase inteiramente filmado no espaço, usando as instalações da Estação Espacial Internacional.
E há outra inovação: a premiere do filme está sendo feita pelo Youtube, estando disponível, na íntegra, a partir de 12 de abril. Assista no endereço abaixo:

Nenhum comentário: