quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O ANTES E O DEPOIS DO TERREMOTO SEGUIDO DE TSUNAMI NO JAPÃO

Enquanto, no Brasil, desabrigados de enchentes e de deslizamentos ficam anos sem perspectivas da ação dos governos, no Japão a copisa é levada com seriedade e respeito ao ser humano. 
 Em algumas das áreas atingidas pelo tsunami, particularmente nas regiões mais prósperas, perto da cidade de Sendai, a retirada de milhões de toneladas de detritos está progredindo rapidamente.
Grandes instalações improvisadas estão transformando concreto e madeira destruídos em material de aterro para a reconstrução.
Mas nas regiões mais pobres, mais ao norte ao longo da costa montanhosa, muitas cidades ainda estão começando esse processo.
É o caso de Minamisanriku, que finalmente terminou de instalar moradores desabrigados em 2,2 mil casas pré-fabricadas contruídas em terrenos vazios. A maior parte da cidade estava sem água corrente ou serviço de esgoto até um mês atrás.
As imagens abaixo comparam fotografias tiradas nos meses de março e abril, pouco depois da tragédia, com outras tiradas em agosto e setembro:






Nenhum comentário: