quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COMO NASCEU O MOVIMENTO HIPPIE

Cena típica de uma reunião durante o “Verão do Amor”

Quando 1967 começou, o conflito entre o Vietnã do Norte (comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista) já se arrastava por quase 8 anos. O apoio logístico dado pela União Soviética e a China comunista, acabaram forçando os Estados Unidos entrarem no conflito para tentar proteger o seu lado na Guerra Fria. A partir de 1965, o governo norte-americano passa a enviar tropas para proteger o governo do Vietnã do Sul, mas sem muito sucesso. O grande número de soldados estadunidenses mortos em batalhas acabou gerando uma grande oposição do povo americano àquele conflito.
Essa oposição foi deflagrada no movimento que ficou conhecido como a contracultura. Os ideais desse movimento eram defendidos principalmente pelos hippies, que passaram a ficar em evidência a partir do verão de 1967, que seria conhecido como "Verão do Amor".
O estopim desse movimento se deu em Nova Iorque, em abril daquele mesmo ano, quando cerca de 300 mil jovens se reuniram numa passeata contra a Guerra do Vietnã e as políticas do governo Lyndon Johnson. O movimento ganhou força justamente pelo apoio de artistas, entre eles romancistas, pintores e principalmente cantores, como Peter Seeger. Além disso, ativistas políticos também tomaram parte na manifestação, como por exemplo, Martin Luther King e Benjamin Spock.

Durante o "Verão do Amor", foi organizado o primeiro grande festival de música regido pelos ideais da contracultura: o Monterey Pop Festival. Idealizado por pessoas ligadas ao movimento hippie como, por exemplo, John Phillips, do THE MAMAS & THE PAPAS. O festival foi realizado entre os dias 16 e 18 de junho, em Monterey (também na California) e contou com grandes nomes da música como THE WHO e OTTIS REDDING (que viria a falecer naquele mesmo ano em um acidente de avião) e alguns novatos como o BIG BROTHER AND THE HOLDING COMPANY (que contava com a talentosa JANIS JOPLIN nos vocais) e THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE.
Fonte: WHIPLASH

Nenhum comentário: