quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O QUE ROLOU NOS ANOS 80


Muita coisa interessante rolou nos anos 80 em termos musicais, já a moda, o que se vestia na época é de gosto lamentável, pelo menos a meu ver e pelas fotos que tenho eu acabei entrando na onda. Que rídiculo gostoso foram os anos 80. Veja as principais bandas da época:

Joy Division
Um dos grandes ícones da década, influenciou muitas bandas. O suicídio do vocalista Ian Curtis em 18 de maio de 1980, após o lançamento do segundo disco da banda, Closer, terminou a banda.
O compacto de "Love Will Tears Us Apart" foi eleito como uma das melhores músicas da década. Das cinzas do Joy Division nasceu o New Order.

Police
Trio que tinha como lider Sting, A banda conseguiu emplacar vários hits. Entre eles um dos mais famosos foi 'Every breath you take', também teve "Every little thing she does is magic" , ´Roxanne´, e ´King of pain´. Tinha batidas punks com elementos de reggae e ska no seu som. Em 1986 gravaram ´Don't stand so close to me`; já estavam brigados na época e logo depois o trio se desfez.

The Pretenders
Banda inglesa liderada pela vocalista Chrissie Hynde que no início da carreira fazia um rock básico e de forte apelo pop.
Depois de dois bons discos e duas mortes por overdose de heroína, que vitimaram num espaço de um ano o guitarrista e o baixista de banda, Chrissie Hynde foi em frente e remontou sua banda.

The Cure
Um dos melhores discos da banda liderada por Robert Smith foi o primeiro Three Imaginary Boys de 79. O sucesso tomou parte do The Cure por bastante tempo, transformando-os num dos ícones doa nos 80.
Apresentações no Brasil mostravam isso. ´Boys don't cry´ é música obrigatória nas festas que tratam destes anos. A banda não conta mais com a formação original, restando Robert Smith (um dos criadores) nas composições, guitarra e voz e Simon Gallup no baixo.

U2
Banda de rock que norteou os anos 80. O U2 foi talvez a única banda de rock dos anos 80 a chegar ao megaestrelato.
Misturando engajamento político com uma forte religiosidade a banda tornou-se quase uma unanimidade entre várias pessoas. O álbum Joshua Tree de 1987, foi o grande destaque de Bono Vox e sua banda. Com The Joshua Tree o U2 consegue finalmente estourar no mercado americano.

Echo & the Bunnymen
Uma das bandas de rock gótico da época. Banda de rock inglesa que criou um estilo de rock etéreo com letras cabeças. O som da banda era inspirado pelo psicodelismo dos anos 60.
Eles perpetuaram uma das melhores músicas da década: "Killing Moon" do álbum Ocean Rain de 1984.

The Smiths
Banda inglesa que foi chamada de ‘a redenção do rock’n’roll nos anos 80’. Também uma banda que destacou-se nestes anos com suas letras e músicas melodiosas.
Liderada pelo vocalista Morrissey , os Smiths emplacaram em várias rádios do mundo ´The boy with the torn in his side´ e ´Bigmouth strikes again´. A banda se desfez em 1987.

Bauhaus
Seguindo na onda gótica dos anos 80 encontramos esta banda.
Tinham visual cool e seus maiores destaques foram covers: "Ziggy Stardust" e "Telegram Sam"— de David Bowie e T. Rex respectivamente.

Jesus and Mary Chain
No primeiro disco eles misturaram Velvet Underground com melodias pop açucaradas dos anos sessenta e radicalizaram enchendo de distorções e feedback.
Faziam parte da época, flertando com o dark.

Siouxsie and Banshees
Banda inglesa que teve bastante destaque em nosso país. A vocalista era muito amiga de Roberth Smith do Cure e em algumas canções havia participação especial.
Também seguiam a onda gótica/dark e um de seus maiores destaques foi a música ´Partys fall´.

Pil
A segunda banda do ex-vocalista do Sex Pistols John Lydon, começou seus trabalhos em 79.
A banda teve o que se chama de carreira irregular com destaque para a segunda edição do álbum Metal Box (80).
A música "Rise" do LP Album (87) é considerada pelos críticos ingleses uma das melhores canções da década.

Men at Work
Rock australiano.
Totalmente popular no Brasil, sendo a banda preferida de norte a sul.
Emplacou hits como ´Down under´ , ´Who can it be now´, ´overkill´ e ´it´s a mistake´.
Sempre liderada pelo letrista/guitarrista/vocal Collin Hay.

Midnight Oil
Outra banda do chamado australian rock, Exemplo típico de um dos fenômenos da década de 80: artistas engajados em causas políticas e sociais.
Como destaque podemos citar ´Beds are burning´ e ´The dead heart´.

Misfits
Banda de punk rock americana, na linha dos Ramones, que possuia também elementos góticos no seu som e visual.
Começou suas atividades no final dos anos 70, mas nunca fez sucesso algum. Quando a banda acabou em 83 foram ganhando uma impressionante notoriedade póstuma.
Principalmente por causa de bandas como Metallica e Guns'n' Roses que fizeram covers de suas músicas. Curiosidade: apesar de continuar na ativa a banda ficou mais de sete anos sem poder usar o nome Misfits, por causa de um processo movido pelo vocalista e líder da banda Glen Danzig, que deixou a banda em 83.

Dead Kennedys
Banda de hardcore de San Francisco. O primeiro disco desses caras é um clássico, Fresh Fruit for Rotting Vegetables, aquele do vinil branco.
A banda foi processada pelo FBI por causa da arte do encarte de um de seus discos, Frankenchrist, de 1984.
Isso acabou

Nenhum comentário: