sábado, 23 de maio de 2009

CINEMA NACIONAL: Adaptação do livro de Chico Buarque, 'Budapeste' chega aos cinemas

O romance Budapeste, de Chico Buarque, ganhará versão cinematográfica. O filme conta a história de um escritor brasileiro, vivido por Leonardo Medeiros, que se encanta pela cidade húngara e todos os seus fascínios (inclua as mulheres de lá).
Budapeste tem ainda no elenco Gabriela Hámori, Paola Oliveira, Giovanna Antonelli e Débora Nascimento. A direção de é de Walter Carvalho e o filme estreia dia 22 de maio.
Budapeste foi rodada na cidade húngara que dá nome à obra. "Escrevi esse livro antes de conhecer a cidade", confessa. "Então, tinha uma idéia assim onírica dela e, quando eu vim, fiquei com medo de encontrar na realidade uma coisa que imaginei tanto e foi engraçado porque muita coisa que eu tinha sonhado, realmente, correspondia à realidade, embora o livro nunca tenha tido essa intenção porque não é um livro realista", explica. "Mas tem muitas coisas que foi me surpreendendo nesse sentido. Parece que eu tinha adivinhado mais do que sonhado com a cidade."
Esta é a terceira vez que um livro de Buarque é adaptado para o cinema, depis de Benjamin e Estorvo, mas é a primeira que o compositor e escritor tem uma participação especial em um filme baseado numa obra sua. De acordo com o próprio Buarque, o inusitado dessa participação foi o principal motivo de ele ter aceitado. "Tenho o papel de mim mesmo, sou eu mesmo pedindo autógrafo ao protagonista do meu livro", explica. "A única dificuldade é que eu tenho que falar uma pequena frase em húngaro".
Chico Buarque é um dos mais importantes nomes da música brasileira. Além disso, ele também é cultuado por sua obra literária. Seu mais recente livro, Leite Derramado, chegou às livrarias este ano.

Nenhum comentário: