sexta-feira, 8 de maio de 2009

CONGRESSO EM FOCO

Neste blog sempre procuro dar especial atenção aos assuntos relacionados à arte e a fotografia é sem dúvida um dos braços da expressão artística do homem.
Nesta foto de Dida Sampaio vemos uma metáfora de tudo o que vem acontecendo no Congresso Nacional, unindo arte e denúncia. Não dá para se omitir, mesmo que aqui se queira falar apenas de arte. O Brasil está em maus lençois.
Mas nem tudo está perdido.
Quase todas as revelações sobre a farra das passagens aéreas tiveram como origem o site Congresso em Foco, até então pouco conhecido fora do círculo jornalístico e político. Por causa do nome, vários leitores se perguntam como um veículo ligado às duas casas legislativas podia fazer tais denúncias.
Acontece que ele não tem qualquer dependência em relação à Câmara ou ao Senado, alvos permanentes de sua cobertura. “Não existe qualquer vínculo oculto ou espúrio”, diz o diretor Sylvio Costa. “Mantemos o site com a verba que recebemos do iG, com a receita publicitária e outras fontes de recursos.”
Também não há segredo para explicar o sucesso do empreendimento, que tem cinco anos. Além do trabalho “duro, paciente e cuidadoso de investigação”, ele cita mais três fatores: “independência editorial, extremo rigor na apuração e foco exclusivo no Congresso e na política”.
O próprio escândalo das passagens começou com outro furo, uma espécie de ponta do iceberg: a descoberta de que a então senadora Roseana Sarney usara sua cota de bilhetes para trazer de São Luís uma penca de amigos e parentes.
Continuando então a acessar os registros das empresas aéreas, o repórter Lúcio Lambranho pressentiu o filão. “Quando viu o tamanho da encrenca”, conta Sylvio, “ele pediu reforço”. Aí entraram em cena seus colegas Edson Sardinha e Eduardo Militão, que sob a supervisão do editor Eumano Silva completaram a investigação.
O país fica devendo a eles essa desagradável mas útil exposição das vísceras do nosso parlamento.
Adaptação da fonte:
http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_publicacao=27960&cod_canal=1

Nenhum comentário: