sexta-feira, 8 de maio de 2009

LEI ANTITABAGISTA

Longe de querer fazer apologia ao uso do cigarro, eu como fumante, quero deixar meu protesto a respeito da Lei Antitabagista do governador José Serra. Só estou me pronunciando porque um dia o cigarro foi conveniente para o Estado e o Estado permitiu que o marketing tabagista pegasse a mim e milhares de pessoas.
Hoje o Estado quer, de forma inconstitucional, me coibir de fumar porque a fumaça do meu cigarro pode provocar câncer em outras pessoas. Por isso foram criados em diversos estabelecimentos área exclusiva para fumantes. Se isso não resolvia, ao menos aliviava as duas partes.
A minha fumaça não é nada perante a fumaça produzida por milhares de empresas que carbonificam o ar. Não é nada perante milhares de canaviais queimados diariamente e que invadem nossas casas e pulmões. Isso sim é conveniente ao Estado.
E o pior, fiquei sabendo à pequenas bocas que o governador José Serra é um fumante inverterado. Será que ele fuma no Palácio dos Bandeirantes?

NA CONTRAMÃO DE TUDO ISSO, VEJA O QUE OCORRE NA CHINA.

Uma prefeitura chinesa precisou anular ontem um decreto que obrigava os funcionários públicos a fumarem mais para ajudar a reanimar a economia local. Por um mês, a prefeitura de Gong’an, na Província de Hubei, centro da China, determinou que todos os empregados locais, incluídos professores, fumassem 230 mil maços da marca de cigarro local até o fim do ano.
A força-tarefa visava aumentar a arrecadação de impostos e estimular a economia da cidade de 900 mil habitantes. A excentricidade era maior porque previa um gasto mínimo por repartição em cigarros, com orçamento municipal. O excesso tabagista seria pago com dinheiro público.
lei municipal causou escândalo na internet chinesa e a prefeitura colocou em seu site um comunicado sucinto dizendo que o decreto fica sem efeito, sem dar mais detalhes.
O movimento contra o fumo ainda passa longe da China. Há 350 milhões de fumantes no país (contra 14 milhões no Brasil). Seis entre cada dez homens adultos na China fumam. A população fumante na China é maior que todos os habitantes de Brasil, México e Argentina juntos.
Parte da indústria do cigarro está nas mãos das Forças armadas chinesas, o Exército de Libertação do Povo. Quem também ganha com o vício chinês é o Brasil, de onde sai parte da matéria-prima. 53% das importações chinesas de tabaco são do Brasil, seu maior fornecedor. As vendas brasileiras superam os US$ 250 milhões.

Nenhum comentário: