quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVA DE ANDY WARHOL VEM AO BRASIL À PARTIR DE MARÇO



A assessoria de imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo (região central) confirmou a vinda da exposição "Andy Warhol, Mr. America" para o Brasil em março, ainda sem data definida. A mostra reúne os trabalhos mais expressivos do pintor e cineasta norte-americano (1928-1987), símbolo máximo do movimento da pop art no mundo.



De acordo com o site do Malba (Museo de Arte Latinamericano de Buenos Aires), onde a exposição permanece até 22 de fevereiro, a retrospectiva será apresentada no Brasil a partir de 20 de março.

A mostra ocupará a Estação Pinacoteca com 26 pinturas, 57 serigrafias, 39 fotografias, duas instalações e 44 filmes. A maior parte das obras selecionadas dá ênfase ao período de 1961 a 1968. Entre elas há os famosos retratos de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy e Mao Tsé-Tung; a série de Sopas Campbell; os filmes "Empire", "Blow Job", "Outer and Inner Space"; e uma grande seleção de seus "Screen Tests", três rolos com 10 retratos cada, produzidos no famoso estúdio The Factory.

Andy Warhol e a música



Os Velvet Underground foram uma banda de vanguarda na década de 60, caracterizados por um estilo experimental, pouco comercial para a época. A banda tinha como mentor intelectual (e, mais importante, financiador) o artista plástico estadunidense Andy Warhol, que se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema. Apesar das suas grandes músicas, a banda não fez sucesso enquanto esteve ativa, seus álbums não vendiam muito e sempre haviam conflitos internos. A inclusão de Nico no VU foi imposta por Andy Warhol, mas ocorreu rejeição e conflito por parte da banda. Como uma forma de objeção, o nome do grupo no primeiro álbum foi "The Velvet Underground & Nico", excluindo-a, de certa forma, da banda. Logo após o lançamento do álbum "White Light/White Heat" Andy Warhol foi despedido e Nico foi retirada da banda.




O primeiro disco, The Velvet Underground and Nico (1967), notabilizou-se por uma banana na capa (feita por Andy Warhol), e também pelas composições completamente vanguardistas para os padrões da época, tratando de temas como drogas ("I'm Waiting For The Man"), sadomasoquismo ("Venus In Furs"), prostitutas ("There She Goes Again"), e até ocultismo ("The Black Angel's Death Song"). As vendas do LP, no entanto, foram pífias, mas existe uma lenda na qual quem o comprou montou uma banda após ouvi-lo - por exemplo, artistas como Iggy Pop, David Bowie, Depeche Mode, Joy Division, Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Nirvana e Nine Inch Nails foram influenciados pelo Velvet Underground.

Fonte: http://guia.uol.com.br/exposicoes/ult10048u678778.shtml

Nenhum comentário: