terça-feira, 2 de março de 2010

COM O TERREMOTO DO CHILE, O PLANETA TERRA SAIU DO EIXO

O terremoto que chacoalhou 80% do território do Chile no último sábado, deixando mais de 700 mortos, pode ter alterado o eixo da Terra, fazendo com que os dias passem a ser mais curtos. A informação é baseada em um estudo feito pelo geofísico Richard Gross, do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa (agência espacial americana), que por meio de nota divulgada nesta terça-feira (2) confirmou a análise preliminar.
O fenômeno apontado por Gross já consta no estudo de outro cientista da Nasa. Segundo pesquisa Benjamin Fong Chao, do Goddard Space Flight Center, "qualquer evento planetário que envolva o movimento das massas [terrestres] afeta a rotação da Terra".
..De acordo com estudos da Física, um forte terremoto desloca quantidades imensas de rocha, o que acaba alterando a distribuição da massa terrestre. Quando isso acontece, há um impacto direto na velocidade da rotação do planeta. Nesse caso, a Terra passa a dar uma volta em torno de si mesma de maneira mais rápida.
Logo, o movimento de rotação (que dura 24 horas ou um dia) acaba ficando levemente mais rápido.

Não é a primeira vez que o dia fica mais curto por conta de um terremoto ou maremoto. O forte tremor de 9,1 graus de intensidade que deu origem ao tsunami que devastou países da Ásia em 2004 deixou o dia 6,4 microssegundos mais curto. Mas o dia também pode ficar mais comprido: quando o reservatório da usina hidrelétrica de Três Gargantas na China (o maior do mundo) estiver completamente cheio, os 40 km cúbicos de água devem também alterar o o volume de massa do planeta. Nesta vez, aumentando o dia em 0.06 microssegundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Graças à Deus, o motivo deste contato não é um terremoto no Araguaia rssrs...Mas sim para PARABENIZAR o meu irmão pelo seu ANIVERSÁRIO...
AMIGO E IRMÃO WELL, esta data é muito especial para todos nós, por que somos Felizes por você fazer parte de nossa história.

Penso que muitos dias de nossas vidas estivemos próximos, porém sinto hoje somos verdadeiramente mais próximos.

E com este sentimento quero expressar o meu AMOR por você, pelo irmão confidênte e companheiro, pelo tio amoroso que vc tem sido com os meus filhos.

Desejo que os sonhos de Deus se realizem em sua vida e que você possa continuar a doar de seu amor para todos nós.

PARABÉNS...
SAUDADES... gostaria de estar aí para te dar aquele abraço. (sinto-o assim mesmo, ok?)
Valéria, Sofia e João Vitor (Sta Rita do Araguaia-GO).

well disse...

Obrigado Val. Você também é uma pessoa de suma importancia para a vida de todos nós. Um grande beijo