terça-feira, 2 de março de 2010

AJUDA HUMANITÁRIA ÀS AVESSAS: O FARM VILLE FAZ MILHARES DE USUÁRIOS SE SENTIREM OTÁRIOS

A empresa Zynga, responsável pelo game virtual "FarmVille", sucesso no Brasil e no mundo, é suspeita de ludibriar jogadores internautas e reter parte nas doações feitas por eles a campanhas humanitárias, como a das vítimas do terremoto no Haiti, em janeiro. Por meio de uma porta-voz, a empresa nega a suspeita e diz que a contribuição de 100% do que é doado é uma "exceção".
No ano passado, a empresa teria arrecadado US$ 2,7 milhões em doações --mas doou apenas a metade deste valor.
A empresa também é suspeita de usar de "truques" para induzir os jogadores a fazer doações quando, na verdade, estão apenas comprando dinheiro virtual para ser usado em FarmVille.
Por e-mail, a empresa informou que doou 50% de valores arrecadados antes do terremoto para as instituições haitianas Fonkoze (de microcrédito), e Fatem, voltada à tecnologia da informação. A companhia, entretanto, se recusou a mencionar o valor arrecadado, porque a Zynga é "uma empresa privada e esta é uma informação ligada à competitividade'.
O game Farmville roda com o programa Flash, e tem quase 80 milhões de usuários no mundo --por volta de 20% do total de usuários do Facebook.
No Brasil, o aplicativo é o mais popular entre usuários do site de relacionamento: 1,125 milhão de pessoas estiveram no jogo em janeiro (por volta de 15% dos usuários brasileiros do site), de acordo com dados do Ibope.
O QUE É O FARM VILLE?
Para os que gostam do Colheita Feliz, que virou mania dentro do Orkut, o FarmVille é a opção mais próxima do jogo para o Facebook. Se o game para a nossa rede social fez uma galera ficar viciada em arar a terra, pastar umas vaquinhas e trocar coisinhas entre vizinhos, o Farmville carrega a mesma filosofia de criar, cultivar e gerenciar uma fazenda.

Nenhum comentário: