sábado, 25 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DO MOVIMENTO PUNK NO BRASIL - O COMEÇO DO FIM DO MUNDO

 Entre 1977 e 1980, os punks eram basicamente gangues de rua, que possuíam em comum a forma de vestir, o gosto pela música e o ódio um pelo outro. No início dos anos 80, as gangues de São Paulo começam a unir-se, mas ainda existia a rivalidade com os punks do ABC. Em 1982, Clemente, vocalista da banda Inocentes, Redson, vocalista da banda Cólera e mais alguns punks de São Paulo decidem organizar um festival para unir os punks de São Paulo e do ABC. Um pouco desconfiados, os punks do ABC topam vir para São Paulo participar do festival, e assim, é organizado o “Começo do Fim do Mundo”, festival histórico realizado no Sesc Pompéia. O festival acaba em pancadaria e polícia versus punks, e fica registrado como um dos maiores festivais punk do Brasil. Em 2001 e 2002, a então prefeita de São Paulo Marta Suplicy organiza na Lapa outros dois festivais em comemoração aos 20 anos do “Começo…”: “A Um Passo Para o Fim do Mundo” e “O Fim do Mundo”, com muitas bandas que participaram em 1982.

Apesar de o Movimento Punk se assemelhar em todos os países, cada qual ganhou aspectos particulares com o tempo. Quando chegou ao Brasil, o movimento era apolítico, mas foi em meados dos anos 80 que assumiu feições de movimento inclinado à esquerda e alguns punks passaram a colaborar com os anarquistas com rumo totalmente direcionado à militância política, com discussões e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas. Em 1988 alguns punks unem-se oficialmente com grupos anarquistas, criando assim os Anarcopunks.

Em geral, o movimento defende valores como o anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, liberdade individual, autodidatismo, etc.

Podemos dizer que os punks buscam uma revolução, uma quebra da hegemonia de idéias burguesas. Eles divulgam suas idéias através das músicas, de mídias alternativas – como os fanzines, e principalmente através do seu discurso. Em geral, evitam a mídia de massa, como as televisões pra difundir suas idéias, por acreditarem que essas mídias sejam grandes manipuladores de mentiras à sociedade, distorcendo os fatos em benefício próprio.

“O punk é um movimento sócio-cultural, ele é a revolta dos jovens da classe menos privilegiada, transportada por meio da música” disse Clemente, vocalista da banda Inocentes em carta resposta sem data à matéria intitulada “A Geração Abandonada” publicada pelo jornal O Estado de São Paulo também sem data definida, no ano de 1982.


Este disco registra o Festival Começo do Fim do Mundo. FAÇA DOWNLOAD

3 comentários:

Tiburcius disse...

E aí Well, blz?

Cara matéria legal, tenho uma estreita relação com uns punks do ES que são beeemmm extremistas, porém com uma puta duma bela ideologia de vida. Além de já ter tido o prazer de tocar com o pessoal do Ratos e poder trocar idéias com eles e descobrir que os caras são massas, o que contradiz o que muitos idiotas pensam e as vezesn nos julgam por nosso esteriotipo... Kêlabrás.
tiburciusphia7.blogspot.com

well disse...

Pô cara é um prazer podermos trocar figurinhas. Eu também já tive meu lado punk um pouco mais exposto. Hoje aprecio de longe mas aprecio. Um abraço e apareça sempre. Vou visitar seu blog. Abraço

Emerson disse...

Aew Wéliton ... massa seu blog, digitei uma pesquisa no google e seu blog era o quinto sugerido, Parabens pelo trabalho
Emerson Mendonça