terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UM CARRO PARA A GERAÇÃO Y

O desenho com linhas marcantes vem sendo a tônica da Hyundai no Salão de Detroit. Além do ousado Veloster, a marca sul-coreana também apresentou no evento o conceito Kurb. O veículo, segundo a própria marca, é um utilitário compacto adaptado ao meio urbano e destinado a chamada geração Y. Para atrair esse público, a fabricante elaborou um desenho bastante ousado para o veículo, enfeitado ainda com rodas aro 22”, e introduziu novas tecnologias de motor e transmissão ao conjunto mecânico.
Concebido como um carro de baixo consumo, o Kurb tem motor 1.6 de 175 cv com sistema de injeção direta de gasolina e câmbio semi-automático com dupla embreagem, recursos que otimizam o uso do combustível, reduzindo assim o nível de emissões de agentes poluentes. Em comunicado, a marca afirma que o consumo do veículo pode superar os 18 km/l, número muito acima da média do segmento.
A Hyundai ainda não dá pistas se o conceito apresentado nos Estados Unidos se tornará um veiculo de linha, mas o conjunto mecânico do carro, por exemplo, já está em uso, um indicativo para a viabilização do modelo.
O QUE É GERAÇÃO Y?
A geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da Internet[1], é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas[2]. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores[3].
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações[4]. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menos prioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

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