terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UM EDIFÍCIO BEM MALUCO

O aclamado arquiteto canadense Frank Gehry, responsável pelo Museu Guggenheim de Bilbao, terá sua primeira obra construída na Austrália. Gehry projetou um novo edifício para a University of Technology of Sydney (UTS), que começará a ser construído em 2012. Com orçamento de 150 milhões de dólares (cerca de 253 milhões de reais), o projeto tem entrega prevista para 2014.
Serão 11 andares, em um total de 16 mil metros quadrados. A estrutura do edifício foi inspirada em uma casa na árvore. O prédio terá duas fachadas. Uma delas, ondulada e irregular, será construída com tijolos aparentes da cor da areia da cidade. A outra fachada terá enormes vidros e espelhos em diversos ângulos, para refletir a arquitetura ao redor da construção.
O edifício faz parte de um projeto de desenvolvimento de dez anos do campus da universidade, orçado em 1 bilhão de dólares. O nome do prédio projetado por Gehry será Dr Chau Chak, homenageando o empresário que doou o dinheiro para a construção.
 Em 1989, Gehry ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. Seus trabalhos são marcados por grandes edifícios com design arrojados, frequentemente em metal. Sua obra mais conhecida é o Museu de Guggenheim, em Bilbao, mas também ganharam destaque o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, a Torre Beekman em Nova York e a Casa Dançante em Praga, na República Tcheca.
Gehry é tido como um dos sucessores de Jorn Utzon, arquiteto dinamarquês morto em 2008 e responsável pela Ópera de Sydney. A revista Vanity Fair classificou Gehry como "o mais importante arquiteto de nosso tempo", em artigo de junho de 2010. Mas o trabalho do canadense não é unanimidade. A crítica mais comum é de que Gehry se preocupa mais com a aparência espetacular de seus projetos do que com sua funcionalidade.
 Fonte: IG

Nenhum comentário: