sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O CRISTO REDENTOR FAZ 80 ANOS E O QUE A FRANÇA TEM A VER COM ISSO?

Com 38 metros de altura e estátua de 1145 toneladas, foi inaugurada em 12 de Outubro de 1931. A quem diga que o Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil, como aconteceu com a Estátua da Liberdade em Outubro de 1886, quando Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra.
A estátua já era um sonho brasileiro em 1959, depois da abolição da escravatura, quando padres levaram a proposta de uma estátua a princesa Isabel, a princesa disse se fosse para fazer uma estátua teria que ser feita ao Cristo e não a ela, para reafirmar a catalocidade do povo brasileiro.

Mas afinal foi ou não foi um presente francês?

Na verdade, o Cristo Redentor NÃO foi um presente francês, o único envolvimento francês para com a estátua foi Paul Landowski, que executou os braços e o rosto da escultura. No qual fez o desenho dos traços finais o artista plástico Carlos Oswald ao Cristo. Da França veio a pedido uma réplica de aproximadamende 4 metros com molde e cabeça estilo francês. As obras foram iniciadas em 1926.

O Cristo Redentor é a maior referência da América Latina?

Sim, em uma pesquisa realizada por uma entidade, o Cristo ficou em 1º lugar com 23%. Como o principal ícone da América Latina.

O primeiro Cristo era assim desde o começo?

Não. O Cristo era para estar segurando uma cruz e o mundo debaixo do braço. Para não ser comparadao com o país do futebol, pediram para fazer outro concurso, no qual Heitor ganhou novamente. O Cristo está dentro da maior floresta urbana do mundo. Heitor da Silva Costa, foi o autor do projeto escolhido novamente em 1923.

Nenhum comentário: